SECRETARIA ESCOLAR

SOBRE O CURSO

O curso de Secretaria Escolar possui atribuições e responsabilidades de grande relevância para o bom desempenho da escola e é elemento de análise para o credenciamento e funcionamento de uma escola de acordo com a legislação vigente. Tem como objetivo formar um profissional apto a atuar com competência no setor, auxiliando na gestão da escola em todas as áreas chaves.

ÁREA DE ATUAÇÃO
Em escolas de Educação Básica e Universidades, ao se formar, o trabalho envolve as atividades de secretaria escolar de Instituições de Educação Básica (incluindo a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Especial), de Educação Profissional e de Nível Superior e processos e registros educacionais dos estudantes.

AO TÉRMINO DO CURSO VOCÊ ESTARÁ APTO A:

  • Executar o seu nível competência, as diretrizes constantes nos instrumentos gerenciais da escola;
  • Interpretar resultados de avaliações qualitativas e quantitativas no desempenho escolar e institucional utilizando o aperfeiçoamento do processo de gestão;
  • Utilizar os instrumentos de planejamento, execução, controle e avaliação dos procedimentos técnicos de secretaria (recursos humanos, materiais, patrimoniais, de ensino entre outros).
  • Realizar ou executar atividades relacionadas com o bom funcionamento do atendimento da secretaria a usuários internos e externos
  • Realizar e executar atividades visando colaborar com uma melhoria da gestão da escolar.
  • Manter atualizada a legislação vigente, decretos, portarias, resoluções, regulamentações, ofícios, circulares, despachos e avisos para o pleno funcionamento das atividades escolares;
  • Divulgar as normas e diretrizes educacionais para toda a comunidade escolar, estimulando o respeito e a valorização das mesmas.
  • Utilizar os instrumentos de planejamento, bem como executar, controlar e avaliar os procedimentos dos ciclos de Pessoal e de uso de recursos materiais e aplicação de tecnologias.
  • Empregar o vocabulário técnico específico na comunicação com os diferentes profissionais da área.
  • Aplicar técnicas de primeiros socorros e métodos de higiene e segurança no trabalho.

Módulo 1

  • Organização e Normas Administrativas

  • Fundamentos da Educação

  • Legislação Educacional I

  • Estrutura e Funcionamento da Educação Básica

  • Redação Oficial I

  • Introdução à Gestão Administrativa

  • Relações Humanas e Ética Profissional

Módulo 2

  • Legislação Educacional II

  • Informática

  • Redação Oficial II

  • Técnicas em Secretariado Escolar I

  • Técnicas de Arquivo I

  • Contabilidade Geral

  • Psicologia Aplicada

Módulo 3

  • Técnicas em Secretariado Escolar II

  • Técnicas de Arquivo II

  • Legislação do Trabalho

  • Gestão de Materiais e Patrimônio

  • Gestão de Processos

  • Atendimento ao Público

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